domingo, 2 de junho de 2013

Não Sofra Com a Pressão Na Hora de Cozinhar

                                                                                    Foi um Físico francês  chamado Denis Papin,
que inventou a panela de pressão é um utensilio de uso culinário capaz de cozinhar em água alimentos com muito mais rapidez que outros tipos de panela.
Isso ocorre porque o objeto aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C.
Esse fato de  precisão ocorre pelo fato de possuir em torno de sua tampa uma borracha que veda, ou seja, impede a saída total do vapor, que por sua vez é controlado por um orifício localizado na tampa.   E sobre o orifício encontra-se um peso,  que serve de mecanismo regulador de saída do vapor e da pressão interna da panela. Em algumas panelas de maior qualidade e mais modernas existem diferenciados sistemas de    fe_
chamento e  a inclusão de  mais outras tantas válvulas de controle e segurança adicional.

Além desses objetos, a panela de pressão também possui uma válvula de segurança, normalmente localizada em sua tampa, que funciona como elemento auxiliar de controle , evitando eventuais acidentes.
Quando os alimentos são cozidos nesse tipo de recipiente, recebem mais calor, sofrem uma pressão maior e um peso sobre eles. A temperatura interna da panela pode chegar a 120°C.

O controle de saída do vapor é feito pelo pino e por seu peso, e caso ocorra algum incidente, a válvula de segurança é aberta, possibilitando a saída do vapor e a diminuição da pressão interna da Panela.

Tornou-se desde sua invenção uma grande aliada  da Cozinha, segura, rápida  e econômica no preparo de
nossas mais variadas receita.


Dicas:
•Faça após cada uso  da Panela a limpeza cuidadosa do orifício  das válvulas da panela , afinal, ele é o escape do vapor.
• Se  o fogo for abaixado ao iniciar a pressão, de forma que a fervura se mantenha, o tempo de cozimento não será modificado, isso porque a temperatura interna de mantém.
• Nunca se deve encher totalmente a panela, pois o vapor presente em seu interior precisa de espaço.
•Não resfrie a Panela embaixo da torneira, pois o choque térmico pode danifica-la.
* Importante é nunca improvisar em relação aos itens de segurança da Panela de Pressão.

* Mas, para evitar surpresas, também procure sempre o seu  Cardiologista e meça a sua  Pressão, kkkkk..


Nenhum comentário:

Postar um comentário